terça-feira, 5 de abril de 2011

Dirigindo na Chuva


A condição adversa de chuva reduz a visibilidade, diminui a aderência dos pneus, principalmente em curvas, aumenta o espaço percorrido em frenagens e dificulta manobras de emergência. 

O início da chuva torna a pista ainda mais escorregadia, devido à mistura de água com pó e outros resíduos.
Quando dirigir sob chuva for inevitável, os condutores em geral devem observar os seguintes pontos:
  • Redobrar a atenção.
  • Reduzir a velocidade.
  • Aumentar a distância para os demais veículos.
  • Redobrar o cuidado em curvas e frenagens.
  • Manter os faróis baixos acesos.
  • Evitar passar sobre poças ou lugares com acúmulo de água.
Para condutores de automóveis e demais veículos de quatro rodas: manter as palhetas do limpador de pára-brisas em bom estado e manter os vidros limpos, desengordurados e desembaçados.

Para motociclistas e condutores de veículos de duas ou três rodas: usar roupa apropriada, como capa ou macacão impermeável.

Aquaplanagem

Durante ou após as chuvas, água acumulada sobre a pista pode provocar situações especiais de perigo: trata-se da AQUAPLANAGEM ou HIDROPLANAGEM, fenômeno pelo qual os pneus não conseguem remover a lâmina de água e, literalmente, perdem o contato com a pista.

A aquaplanagem ocorre pela combinação dos seguintes fatores: excesso de água na pista, velocidade demasiada, pneus com profundidade de sulco insuficiente.

Durante a aquaplanagem, a direção fica repentinamente leve e é muito difícil controlar o veículo. Os procedimentos corretos nesse caso são:
  • Segurar firmemente o volante, sem virar. Rodas viradas para um dos lados podem levar ao capotamento quando a aderência voltar a existir entre os pneus e a pista.
  • Tirar o pé do acelerador e diminuir a velocidade, mas não frear bruscamente, pois se as rodas estiverem travadas no momento que voltar o contato dos pneus com a pista, o carro se desgovernará.
  • Estabelecer um padrão seguro de velocidade para a situação.

Deve-se trocar os pneus sempre que a profundidade dos sulcos atingir 1,6 mm. Adiar a hora da troca é uma economia que não vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário