terça-feira, 5 de abril de 2011

Pneus

 

Os freios param as rodas, mas são os pneus que param o veículo. Como todos os demais itens de segurança, os pneus devem ser constantemente verificados pelo proprietário ou condutor do veículo. Alguns pneus ainda são equipados com câmara de ar. Pneus sem câmara são mais seguros. Principais cuidados com os pneus:

* Calibrar os pneus regularmente, principalmente antes de viagens, obedecendo recomendações do fabricante.

* Pressões incorretas, principalmente abaixo do normal, causam desgaste prematuro e desestabilizam o veículo.

* É necessário fazer o balanceamento, sempre que trocar os pneus ou notar vibrações no veículo e oscilações no volante.

* Os pneus da tração gastam mais depressa. Para igualar o desgaste do conjunto, deve-se efetuar o rodízio.

* O estepe (pneu socorro) deve sempre estar em perfeitas condições.

Pneus “carecas”, com menos de 1,6 mm de profundidade dos sulcos, constituem um fator de perigo muito grande, porque:

* Aumentam muito o risco de AQUAPLANAGEM.

* A segurança em curvas e frenagens fica seriamente comprometida.

* Um pneu careca pode estourar a qualquer momento.

Pneu careca é uma economia que não compensa. Pneus em bom estado permitem evitar acidentes graves e poupar vidas.

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