quinta-feira, 7 de abril de 2011

3º BPM promove encontro para discutir Segurança no Transporte Escolar na cidade de Patos

(Tenente Coronel Almeida repassa informações preliminares da reunião)

Explanar questões sobre a segurança do transporte escolar na cidade de Patos foi o objetivo da reunião realizada pelo Comando do 3º BPM, durante a manhã de ontem (07). O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Patos e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Comandante do 3º BPM, Tenente Coronel José de Almeida Rosas, o Comandante da Companhia de Policiamento de Trânsito, Tenente Leonides Marcelino, o Inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Pedro Paz de Lucena, representando a 4ª CIRETRAN, o advogado Janúncio Barduíno Neto, o Superintendente da SSTrans,  Dineudes Possidônio, representando a 6ª Gerência Regional de Ensino, Gilmar Soares, representando a Secretaria de Educação Municipal, José Guimarães Lucena e os diretores das escolas particulares que utilizam  transporte escolar da cidade de Patos.

(Representantes de escolas públicas estaduais, municipais e particulares estiveram presentes)

Durante abertura do evento, o Tenente Coronel Almeida destacou que o principal objetivo do encontro era orientar a todos sobre a legislação de trânsito no aspecto que trata diretamente sobre o transporte escolar e sua fiscalização. Além disso, o Comandante anunciou o retorno das atividades da Patrulha Escolar já nos próximos dias para garantir uma maior segurança nas áreas próximas aos estabelecimentos de ensino.

(Tenente Leonides explana legislação de trânsito)

Em seguida, o Tenente Leonides proferiu uma palestra apresentando as leis que regulamentam o transporte escolar no tocante à utilização correta de equipamentos obrigatórios como o cinto de segurança e tacográfos, a regulamentação de documentos e autorização para condução de veículos concedida pelo DETRAN. Além disso, o Oficial, utilizando uma metodologia dinâmica com apresentação de vídeos, conseguiu mostrar os prejuízos e acidentes provocados pela imprudência no trânsito.  

 
(Órgão municipal de trânsito também fará fiscalização)

Todas essas medidas visam garantir a segurança tanto dos motoristas quanto dos estudantes que fazem uso desse serviço todos os dias. Para tanto, será concedido um prazo de 90 dias para que os transportes que possuam alguma irregularidade possam ser vistoriados e se apresentem aptos para utilização. Após esse prazo, os órgãos a quem compete a fiscalização desses veículos, deverão cobrar com maior rigor o cumprimento da legislação de trânsito.

 Ao final, um debate foi aberto e os convidados puderam fazer perguntas e sugestões sobre o assunto.

Fonte: Blog 3° BPM (Sd Temp. Denisia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário