Por mais alto que sejam os preços de algumas motocicletas, o sonho de ter uma máquina de alta cilindrada sempre permeia a mente de muitos motociclistas. Mas a decisão da compra
não se resume apenas a questões financeiras. Depois que a puberdade
passa, crescer só através de milagre. E o que um assunto tem a ver com o
outro? Esses temas se tornam completamente afins quando se constata que
a estatura do piloto e a robustez da moto precisam ser compatíveis para
que a segurança na pilotagem seja garantida.
Quem se preocupa bastante com essa questão é a gerente de Recursos
Humanos Margarida Coelho, de 44 anos. Motociclista de carteirinha e dona
de uma Suzuki Intruder 125, Margarida diz que gostaria de ter uma moto
de cilindrada mais elevada, mas não consegue encontrar no mercado uma
máquina que seja compatível com sua altura. “Eu queria uma custom de 250
cilindradas, mas só consigo encontrar modelos mais esportivos com essa
robustez. Como tenho cerca de 1,60 metro, não aguento o peso delas e
tenho que ficar com a 125 mesmo”, reclama a gerente.
O gerente de pós-venda da concessionária Pernambuco Motos, representante
da Honda, Moab Barros, fala que o equilíbrio é o principal elemento a
ser considerado na hora de escolher a moto de acordo com o tamanho de
quem pilota. “Os pontos de risco são os momentos em que a motocicleta
está em baixa rotação, em curvas ou parada. Por ter uma estatura mais
baixa, pode ser que o condutor não suporte a moto e caia”, aponta Moab.
No entanto, o gerente também destaca que, com um certo treinamento, até
os pilotos mais baixos conseguem manejar máquinas maiores. “A pilotagem
segura de uma motocicleta de alta cilindrada depende muito da habilidade
do motociclista. Se ele treinar um pouco a questão do equilíbrio em
curvas e se sentir seguro para suportar a moto parada, não há problema
nenhum”, frisa.
Apesar disso, a saída mais prática parece mesmo ser comprar
uma moto compatível com o seu tamanho. Para garantir, Moab aponta o
test-ride como o melhor caminho. “Vá até a concessionária e peça para
dar uma volta na motocicleta. Assim, você poderá testar sua relação com a
máquina no trânsito”, finaliza.
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